terça-feira, 12 de dezembro de 2017

CÂMARA DOS DEPUTADOS: DIREITOS DA MULHER DEBATE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher promove audiência pública nesta manhã sobre gravidez na adolescência. 

Autora do requerimento para o debate, a deputada Érika Kokay (PT-DF) destacou que o Brasil tem um índice de 65 gestações para cada mil meninas de 15 a 19 anos, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). De acordo com a agência da ONU, um em cada cinco bebês que nascem no Brasil é filho de mãe  adolescente.
“Entre essas meninas, de cada cinco, três não trabalham nem estudam; sete em cada dez são afrodescendentes e aproximadamente a metade mora na região Nordeste”, alertou a deputada, que também citou estudos que relacionam a gravidez precoce à menor saúde física e mental na vida adulta.
“Diversas pesquisas concluíram que a gravidez adolescente provoca desvantagens para meninas de baixo status socioeconômico, mas na maioria dos países em desenvolvimento, as mulheres mais pobres têm menos opção de planejamento reprodutivo, menos acesso a atendimento pré-natal e são mais propensas a terem partos sem a assistência de um profissional de saúde”, lamentou Kokay.
Foram convidadas para a audiência pública:

- a representante do do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, responsável pela área de área de Adolescência e Juventude, Anna Cunha;
- a coordenadora-geral de Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Taissa Freiberger Tokarski;
- a secretária de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Vilmara Pereira do Carmo; e
- a presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Lia Zanotta Machado.
A audiência ocorre às 10 horas, no plenário 14, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.


FONTE: CÂMARA DOS DEPUTADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja respeitoso. Os comentários serão moderados, caso haja algum desrespeito serão excluídos.

Postagens mais visitadas